A Câmara de Braga disponibiliza a partir deste ano lectivo um novo cartão escolar/wallet digital para a comunidade educativa dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário da rede pública do concelho.
Com este novo cartão, alunos, professores, funcionários e encarregados de educação poderão, de forma simples, efectuar e gerir os carregamentos do cartão escolar, que será usado nos serviços que são disponibilizados nas escolas, nomeadamente refeitório, bar, papelaria, reprografia e vending.
Na apresentação deste novo instrumento de gestão escolar, que decorreu esta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, explicou que a medida contribui para “a desmaterialização de procedimentos e melhora a organização dos serviços escolares”.
“Este projecto representou um investimento considerável da parte do município, de quase um milhão de euros em software e respectivas licenças e em todos os equipamentos associados, mas é um investimento absolutamente necessário para contribuir para a melhor organização dos serviços escolares, num universo que envolve mais de 17 mil utilizadores”, explicou o autarca.
Segundo Ricardo Rio, o município pretende estender esta nova funcionalidade a outros níveis de ensino de ensino e fazer a sua integração com outras soluções do universo municipal.
Já a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, destacou os cinco valores que orientam o novo cartão, nomeadamente simplicidade, confiança, facilidade, integração e uniformização.
“O cartão é fácil de usar, não implica que os alunos, funcionários e professores usem dinheiro; utiliza um sistema totalmente fiável; é fácil de carregar, integra um conjunto de dados actualmente geridos por sistemas diferentes; e é igual para todos”, acrescentou a vereadora.
O novo cartão será entregue à comunidade educativa pelas respectivas escolas e a sua activação poderá ser feita electronicamente, através de uma plataforma de gestão municipal da educação – https://siga.edubox.pt –, cujos dados de acesso são enviados aos encarregados de educação, pessoal docente e não docente.
O carregamento passa a poder ser feito através do multibanco e MBWay ou em numerário nos Pontos de Pagamento CTT/Payshop. As referências para estes carregamentos são geradas após a activação do serviço na Plataforma de Gestão Municipal da Educação, na área de Encarregado de Educação.