A Câmara de Braga celebrou esta segunda-feira um protocolo de cooperação com o município de Quelimane, a maior cidade da província da Zambézia, em Moçambique, no sentido de fortalecer as relações socioculturais e económicas entre os dois municípios.
O protocolo, formalizado por Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, e por Manuel de Araújo, autarca da cidade moçambicana, abrange áreas de ordenamento do território, urbanismo, ambiente, formação e gestão autárquica, educação, protecção civil, cultura e saúde, e auxilia também na criação do primeiro corpo de bombeiros de Quelimane.
“Braga tem procurado projectar-se internacionalmente, dando a conhecer os enormes recursos da cidade não apenas no plano social e económico nos diversos sectores de actividade, mas também em termos de políticas públicas”, afirmou Ricardo Rio.
Este protocolo, acrescentou o autarca, “vai permitir aprofundar as relações de cooperação e de parceria com o município de Quelimane, em benefício dos cidadãos e já hoje procedemos à cedência de uma viatura de combate a incêndios rurais para equipar a primeira corporação de bombeiros locais”.
Com este protocolo, os dois municípios passam também a desenvolver actividades conjuntas desde a realização de acções de formação que visem a capacitação de quadros do município de Quelimane, a promoção de eventos junto das respectivas comunidades, apoio a jovens estudantes e jovens em início de actividade profissional, assim como a realização de estágios profissionais.
O acordo estimula o intercâmbio, a troca de boas práticas administrativas de gestão pública. “Esta ligação pretende da uma melhor resposta às necessidades dos munícipes, apostando na excelência da gestão autárquica, com relevância para a eficácia, eficiência, inovação e rentabilização dos recursos ao serviço do desenvolvimento do território”, referiu Rio.