A Misericórdia de Amares e a Junta da União de Freguesias de Ferreiros, Prozelo e Besteiros celebraram, esta quarta-feira, um protocolo para a cedência do direito de utilização da capela da Santa Casa como espaço funerário da comunidade de Ferreiros.
O provedor da instituição, Álvaro Silva, disse ao jornal “O Amarense” que o protocolo entra em vigor a partir do próximo dia 11 de Novembro, data em que será feita a reinauguração da capela após a realização de obras de requalificação.
«Ao longo dos tempos, a freguesia de Ferreiros utilizou a capela da Santa Casa da Misericórdia como capela funerária, mas o elevado estado de degradação a que a mesma chegou, com deficiências graves ao nível da sua estrutura e com risco elevado em termos de segurança para os seus utilizadores, levou a actual Mesa Administrativa a suspender essa utilização e preparar um rigoroso plano de requalificação, encontrando os necessários recursos financeiros para o poder suportar», refere.
Segundo Álvaro Silva, a Misericórdia e a Junta de Freguesia «têm vindo ao longo deste tempo a negociar um modelo de utilização que sirva ambas as partes, como capela de culto para os utentes e irmãos da instituição e, simultaneamente, como capela funerária da freguesia de Ferreiros, numa atitude de valorização e utilização responsável do espaço de relevante valor patrimonial, religioso e de manifesto interesse público».
«A assinatura deste acordo formaliza a cedência da utilização da capela da Misericórdia de Amares, após a sua reinauguração, para funcionamento da capela funerária da freguesia de Ferreiros», frisa.