Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Rio Pelhe, em Famalicão, ganha ‘Bandeira Negra’ da poluição de Os Verdes

O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) atribuiu uma ‘Bandeira Negra” ao Rio Pelhe pelo elevado grau de poluição, denunciado várias vezes pela população de Vila Nova de Famalicão, onde nasce.

O ‘galardão’ foi atribuído durante uma acção, promovida pelo PEV, em defesa do rio Pelhe inserida na campanha SOS Natureza que visa alertar para o estado de degradação dos ecossistemas e reivindicar medidas de conservação da natureza e da biodiversidade. 

Para os dirigentes nacionais do PEV, do PCP, e da Associação Famalicão em Transição, o rio que nasce numa encosta da freguesia de Portela, no município vilaverdense, e desagua no rio Ave, em Lousado, “merece toda a atenção e investimento para que seja devolvido à população”.

“A cor da água, o cheiro nauseabundo, o lixo nas margens, a ausência de biodiversidade são indicadores claros e preocupantes de que não existem medidas objectivas para a protecção e conservação do rio famalicense”, afirma o PEV em nota ao PressMinho.

Os Verdes reclamam que no âmbito do Orçamento do Estado se “garantam verbas para apoiar as autarquias e os sistemas municipais na resolução de problemas urgentes de recolha e transporte de águas residuais, bem como para apoiar a construção e reabilitação de estações de tratamento de águas residuais para o tratamento, rejeição de efluentes e melhoria da rede de saneamento”.

O partido ecologista defende que “é urgente” recuperar e proteger o Pelhe, “visto que, melhorar a qualidade da água é contribuir para a protecção das espécies ribeirinhas, para a recriação de habitats e ecossistemas”.

A renaturalização das margens do Rio Pelhe, o controle das espécies invasoras, o aumento da disponibilidade de espaços verdes ao longo percurso, a criação de um corredor verde até Lousado e o reforço da fiscalização das linhas de água do concelho são outras das reivindicações.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS