Os combustíveis vão voltar a subir esta semana não só devido à evolução do preço da matéria-prima, mas também da subida do Imposto sobre os combustíveis (ISP). Com as alterações a gasolina deverá subir cerca de seis cêntimos e o gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, 1,8 cêntimos.
Assim, a partir desta segunda-feira, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,62 euros por litro de gasóleo simples e 1,66 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras.
Com este agravamento, é preciso recuar a 17 de Outubro para encontrar uma subida maior no caso do gasóleo (9,8 cêntimos) e a 10 de Outubro no caso da gasolina (12,4 cêntimos). Por outro lado, os preços da gasolina não estavam tão elevados desde 21 de Novembro e do diesel desde 5 de Dezembro.
O agravamento do preço do petróleo nos mercados internacionais e da valorização do euro face ao dólar traduzem-se num aumento de 5,5 cêntimos por litro da gasolina e de 0,5 cêntimos por litro de gasóleo.
Como esta é a primeira semana de Janeiro, houve uma nova revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento do preço dos combustíveis, que têm sido atualizadas no início de cada mês.
O Executivo anunciou, na sexta-feira, a manutenção da redução dos impostos sobre os combustíveis, mas a redução do desconto do ISP é agora mais pequena em 1,3 cêntimos por litro de gasóleo e em 1,2 cêntimos por litro de gasolina, face ao mês anterior, desconto que é calculado através da aplicação do mecanismo equivalente a uma descida da taxa do IVA de 23% para 13% e do mecanismo de compensação por via de redução do ISP da receita adicional do IVA, decorrente de variações de preços dos combustíveis.