REGIÃO

REGIÃO -
Modernização da doca de pesca de Esposende fica «concluída» com substituição do quebra-mar

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Município de Esposende informou esta quarta-feira, em nota enviada, que será «efectuada, em breve, a substituição do quebra-mar de protecção à doca de Esposende, finalizando a intervenção de modernização desta infraestrutura, cujo investimento global se eleva a 1,7 milhões de euros». Apesar desta intervenção integrar a obra de «modernização da doca de pesca – iniciada em 2019 sob a alçada da Polis Litoral Norte – não foi então executada, uma vez que se optou pela instalação de uma nova infraestrutura, ao invés da reabilitação do quebra-mar existente, em virtude da sua degradação acentuada».

Assim, e uma vez que a “Polis Litoral Norte” está em processo de encerramento, foi celebrado um protocolo com a Docapesca, SA, por forma a «garantir a conclusão da empreitada, tendo sido transferido o montante relativo aos trabalhos ainda a realizar, no valor de 107.192,41 euros».

QUEBRA-MAR

O quebra-mar flutuante será constituído por «pontões de betão robustos e estáveis, concebidos para amarração de embarcações de médio porte e pesadas, com uma capacidade de sobrecarga elevada, necessitando de manutenção reduzida e, por isso, adequados a aplicações exigentes».

A Docapesca promoverá a «colocação de novas plataformas do quebra-mar, num investimento na ordem dos 300.000 euros, e a Polis Litoral Norte irá executar as novas estacas onde será ancorada aquela infraestrutura», pode ler-se.

OBRA

Concretizada no âmbito do “Mar 2020”, a obra traduziu-se na instalação de um guincho na rampa-varadouro e das plataformas flutuantes, beneficiação das pontes de acesso pedonal, instalação de uma plataforma para armazenamento exterior de aprestos de pesca e melhoria da iluminação pública, entre outros trabalhos. A empreitada contou com um investimento «superior a um 1,5 milhões de euros, com comparticipação de 500 mil euros pelo Município de Esposende».

Satisfeito pela conclusão da intervenção de modernização da doca de pesca, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, salienta o «empenho do Município na manutenção e na melhoria das condições de trabalho da comunidade piscatória, razão pela qual assumiu, a expensas próprias, a dragagem da doca de pesca, no montante de 120 000 euros».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS