‘Como tornar os meus pratos saudáveis e sustentáveis?’ foi o tema de um workshop dirigido às cozinheiras e ajudantes de cozinha, responsáveis pela confecção das refeições escolares de Esposende.
A iniciativa, promovida pelo município, decorreu no Laboratório de Inovação Alimentar e Artes Culinárias, da extensão de Esposende do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), inserindo-se no plano anual de formação do pessoal ao serviço das cantinas escolares.
Na abertura da sessão, a vice-presidente da Câmara, Alexandra Roeger, responsável pelas áreas funcionais da Educação e da Saúde Pública, realçou “o contributo fundamental das cozinheiras e ajudantes para a alimentação saudável e para a saúde das crianças”.
“O serviço de alimentação prestado nos refeitórios escolares deve ter como principal objectivo a disponibilização, a todos os alunos, de uma alimentação nutricionalmente equilibrada e saudável”, frisou.
O workshop contou com mais de 40 participantes, entre cozinheiras e ajudantes de cozinha, e foi administrado por duas nutricionistas, englobando uma sessão teórica, sobre conceitos básicos de nutrição e alimentação saudável, e um trabalho prático na cozinha, com elaboração e apresentação de quatro pratos (carne, peixe, vegetariano e sobremesa), terminado com um momento de degustação dos pratos confeccionados, convívio e partilha de experiências e opiniões.
Para registo futuro, a Câmara Municipal disponibilizou um manual de apoio à sessão ministrada, assim como as fichas técnicas dos pratos apresentados e certificados de presença.