A Câmara de Terras de Bouro decretou dois dias de luto em memória do cónego João Aguiar Campos, que morreu esta quinta-feira e era natural de São João do Campo, no concelho terrabourense.
Em comunicado, a autarquia refere que “foi com profunda tristeza e consternação” que soube do falecimento do clérigo, sublinhando tratar-se de “uma notícia muito triste para o Município de Terras de Bouro e para todos os terrabourenses”.
“Terras de Bouro perde um homem de afectos, um ser humano de valores que doou o melhor de si aos outros com o mais elevado espírito de solidariedade e humanidade”, enaltece.
A autarquia determinou, por isso, luto municipal durante dois dias, com a colocação da bandeira do Município a meia haste.
Em 2019, no Dia do Concelho de Terras de Bouro, a 20 de Outubro, o Município condecorou João Aguiar Campos com a Medalha de Mérito Ouro, numa cerimónia de homenagem no Museu da Geira – Núcleo Museológico de Campo do Gerês.
Ao entregar a medalha, num auditório repleto, o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, referiu-se ao padre João Aguiar Campos como um dos “mais notáveis e ilustres de Terras de Bouro” e apontou a “vida e força” do sacerdote como uma “inspiração” para os terrabourenses.