A Gerês Extreme Marathon, que a organização apresenta como “a mais bela e dura” maratona do mundo, vai realizar-se este ano entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro, com a participação recorde de 2.000 atletas de várias nacionalidades.
“É um orgulho atingir esta meta passados dez anos da primeira edição. Esta é uma prova que tem crescido muito, o que tem sido desafiante”, disse o ultramaratonista português Carlos Sá, que assume a organização da corrida, esta sexta-feira, em conferência de imprensa.
Carlos Sá explicou que, desse total, cerca de 200 participantes estarão na competição principal, de 90 quilómetros, que vai ligar Castro de Laboreiro (Melgaço) a Terras de Bouro, no dia 30 de novembro, através de “paisagens fascinantes” do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
“Teremos atletas de 26 países diferentes de todo o mundo”, sublinhou, adiantando que, para além dos portugueses, os participantes espanhóis e franceses dominam no número de inscritos.
O ultramaratonista perspetivou que o crescimento da Gerês Extreme Marathon continue nos próximos anos. “Quando estivermos a celebrar as 20 edições, teremos seguramente 20 mil inscritos”, apontou Carlos Sá.