Os quartéis do Santuário da Nossa Senhora da Abadia acolheram uma exposição interactiva alusiva à Rede Natura 2000. A iniciativa, organizada pelo pelouro do Ambiente do Município de Amares, com o apoio da Confraria da Nossa Senhora da Abadia e Teatro de Bouro, deu a conhecer aos visitantes o património ecológico do concelho.
«Integrada na Agenda Ambiental 2018, esta foi uma forma de envolver e sensibilizar a população para a conservação da natureza e de chamar a atenção para a riqueza da biodiversidade existente em Bouro Santa Maria que é adornada pela beleza paisagística do perímetro florestal da Abadia», explica a autarquia.
A exposição realizou-se no dia da peregrinação anual ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia.
Amares possui 9,3% da área total do terreno, num total de 766 hectares, classificados como Rede Natura 2000 do sítio PTCOM001- Peneda/Gerês, da região biogeográfica Atlântica / Mediterrânica.
O sítio insere-se numa região montanhosa acidentada, de grande amplitude de altitudes, com cotas geralmente acima dos 700 m, ultrapassando os 1500 m em Nevosa, na Serra do Gerês.