Já estão abertas as inscrições para XXVI Feira de Artesanato de Guimarães. Os interessados podem inscrever-se até 31 de maio.
A XXVI Feira de Artesanato de Guimarães será realizada no histórico Jardim da Alameda de São Dâmaso, proporcionando «um espaço de reencontro entre património, cultura e arte», afirma a organização.
«Pronta a destacar e valorizar novamente o trabalho artesanal e o grande talento dos artífices portugueses», a cooperativa cultural “A Oficina” tem inscrições abertas até 31 de maio para todos os artífices interessados em candidatar-se nesta edição.
«Valorizando as heranças do passado com as ideias e criatividade do nosso tempo para melhor enfrentarmos o futuro, este evento representa um importante momento de celebração e preservação da riqueza cultural e artesanal de Portugal, destacando a mestria e dedicação dos nossos artesãos», continua.
São eles «que guardam e perpetuam os saberes tradicionais e valências dos seus legados, oferecendo ao público a oportunidade de admirar e adquirir obras únicas, muitas vezes criadas com um espírito de arrojo, criatividade e contemporaneidade», finaliza a cooperativa.
As tardes e noites de 26 de julho a 5 de agosto serão preenchidas pela Feira de Artesanato no Jardim da Alameda de São Dâmaso, situado no coração do Centro Histórico de Guimarães, Património Mundial da UNESCO desde 2001.
Neste período comemoram-se, ainda, as tradicionais Festas da Cidade e Gualterianas desde 1906. Além das obras e interação com os artesãos, a Feira oferece uma zona de alimentação.
Os artífices interessados em participar na XXVI Feira de Artesanato de Guimarães, expondo os seus artigos e/ou demonstrando ao vivo a manufatura dos mesmos, podem formalizar a sua inscrição através do formulário disponível em www.aoficina.pt, onde é também possível aceder ao regulamento e boletim de participação.