Com a abertura da época da lampreia no rio Minho, verificou-se que os preços subiram e chegam mesmo a custar um valor entre os 50 e os 60 euros.
De acordo com Augusto Porto, presidente da Associação de Pesca Profissional do rio Minho e Mar, citado pelo ‘Jornal de Notícias’, «não há memória de abrir a época com estes preços».
No ano passado, que foi «um ano caro», a lampreia abriu a 35 euros. Nestes primeiros dias de pesca, o dirigente associativo revelou que há «muito pouca lampreia».
«Na semana passada que apanharam meia dúzia de exemplares, entre todos os barcos que andaram à pesca, foi muito», explanou Augusto Porto.
A explicar esta escassez podem estar as fortes chuvadas das últimas semanas que aumentaram consideravelmente o caudal dos rios, como o Minho. Isto porque a lampreia sobe o rio desde o mar e é pescada quando entra no rio, mas, para já, não está a subir.
«Achamos que o excesso de água doce no mar pode ter influência. Faz com que a lampreia não procure água doce no rio. Neste momento, é água doce a mais», revelou o pescador ao JN.
No rio Minho há cerca de 150 embarcações portuguesas e cerca de 60 espanholas a pescar lampreia, cuja faina segue até 15 de Abril.