AMARES - Agenda Ambiental volta a ser aposta em 2019

AMARES -
Agenda Ambiental volta a ser aposta em 2019

O Município de Amares apresentou esta quinta-feira a Agenda Ambiental para 2019, que mantém todas as actividades que estavam previstas e que tiveram execução em 2018.

O anúncio foi feito pelo Vereador do Ambiente, que se mostrou muito satisfeito pela forma como decorreram as actividades, «quer pela adesão e afluência, quer pelos comentários da própria população».

Vítor Patrício lembrou uma recente declaração de Manuel Moreira em que este declarou ter «um diamante em bruto por lapidar», referindo-se assim às potencialidades do Concelho.

PUBLICIDADE

SEMANA DO AMBIENTE

A “Semana do Ambiente” decorre de 21 de Maio até 8/9 de Junho e terá como foco o perímetro da floresta da Abadia, uma das áreas classificadas em Rede Natura e reserva da bioesfera.

«A Abadia já é um ex-líbris do ponto de vista social e religioso e pode também, com toda a riqueza da biodiversidade que aquele perímetro florestal tem, tornar-se numa referência ambiental», frisou.

AGENDA AMBIENTAL 2018 COM «BONS RESULTADOS»

A Agenda Ambiental 2018 envolveu mais de 10 mil pessoas em diversas acções ambientais e mais de 30 instituições diferentes, desde escolas, juntas de freguesia, lares e associações.

«Foram cerca de 67 dias de actividades ao longo do ano e um total de 35 actividades diferentes, desde campanhas e oficinas de reciclagem e compostagem, exposições sobre a biodiversidade e o património natural, acções de voluntariado jovem, concertos para a valorização de zonas ribeirinhas e a Urjalândia, um projecto pioneiro de sustentabilidade», afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira.

O autarca explicou ainda que a Agenda Ambiental tem como principal objectivo «sensibilizar a população amarense para a preservação e sustentabilidade ambiental».

A última edição registou «bons resultados e por isso mesmo será uma estratégia com continuidade em 2019».