A empresa Águas do Norte vai iniciar a empreitada de execução do sistema elevatório de águas residuais de Vila de Punhe, no município de Viana do Castelo, na sequência da adjudicação da mesma à empresa “Boaventura & Boaventura, Lda”.
Estes trabalhos envolvem a execução de um troço do sistema elevatório de águas residuais de Vila de Punhe, na freguesia de Barroselas e consistem na instalação de cerca de 2,4 km de intercetor gravítico ao longo da EN 308, duas estações elevatórias, e cerca de 1,5 km de conduta elevatória.
O investimento, no valor de cerca de 800 mil de euros, tem o prazo de execução de 7 meses e a empresa pretende «resolver os problemas de drenagem e tratamento de águas residuais em “alta” em várias freguesias do município de Viana do Castelo».
Desta forma, vai ser disponibilizada, a uma parte significativa da população residente, a possibilidade de «usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais», o que permitirá uma melhoria da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.
De recordar que a Águas do Norte assume-se como entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal.
A mesma é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.