NOVE FREGUESIAS ABRANGIDAS -
Alargamento de 37,5 quilómetros de saneamento começa já amanhã em Amares

37,5 quilómetros. É esta a extensão de rede de saneamento que começa a ser instalada no Concelho de Amares a partir de amanhã. O alargamento irá implicar nove Freguesias e chegar a 1374 agregados familiares que passarão a ter acesso ao ramal de saneamento. A apresentação do projecto foi feita pelo Presidente da Câmara de Amares rodeado dos nove Presidente da Junta abrangidos por esta empreitada. O investimento, superior a três milhões e meio de euros, era «um compromisso assumido para este mandato».

«É o maior alargamento de saneamento do Distrito de Braga», começou por referir Manuel Moreira, «só conseguida pela protecção aos dois rios Cávado e Homem que o projecto prevê». Ainda segundo o autarca, «as Freguesias abrangidas têm, neste momento, uma cobertura média a rondar os 26% sendo que, após a intervenção, a taxa duplicará com valores que chegarão aos 53%». Manuel Moreira deixou ainda elogios aos técnicos municipais, liderados por João Ferreira: «fomos o único Concelho que apresentou uma candidatura e respectivos projectos elaborados totalmente pelos nossos técnicos».

As obras iniciarão em quatro frentes de trabalho: Figueiredo, Prozelo, Caldelas e Torre, seguindo-se intervenções em Barreiros, Bico, Fiscal, Lago e Rendufe. «Quero lutar para levar o colector até Bouro onde há uma ETAR e assim cobriríamos as Freguesias de Dornelas, Goães, Sta Marta de Bouro e Vila de Bouro», referiu ainda Manuel Moreira. Este projecto é financiado a 85% pelo POSEUR-03-2012-FC-000713- Extensão e fecho de sistemas de saneamento de águas residuais – Amares 2016.

PUBLICIDADE

Mais desenvolvimentos na edição de Junho do Jornal O Amarense