A Câmara de Vila Nova de Cerveira desafia todos de partir à descoberta dos 10 espaços públicos identificados com 10 espectáculos de luz e cor, da autoria de 10 artistas e arquitectos nacionais e internacionais de renome.
Trata-se d O ‘UMBRA – Festival Internacional de Artes e Multimédia’, um evento inovador que acontece esta sexta-feira e domingo, a partir das 22h00. Assim, se reparar num ‘Giant Allien’ na cúpula da piscina municipal não se assuste.
Durante este fim-de-semana, percorrer as ruas do centro histórico de Cerveira apresenta-se, assegura a autarquia na sua página de Facebook, como “um momento único para absorver e celebrar a relação da luz com a natureza, tendo o património histórico como denominador comum”.
Com organização da Câmara, o ‘UMBRA – Festival Internacional de Artes e Multimédia’ pretende consolidar o município “como um concelho atento e actuante no panorama artístico nacional e internacional, através da experimentação e da actividade expositiva como meio de reflexão sobre a arte e a cultura visual contemporânea”.
Os 10 artistas foram seleccionados por um júri especializado, após lançado concurso público, em Março, para a apresentação de propostas de instalações luminosas que convidassem o visitante a experimentar desafios ambientais e culturais diferenciadores.
Este evento mantem o centro histórico da vila aberto e iluminado nas três noites, sendo uma oportunidade única de, através de intervenções artísticas, conhecer os seguintes espaços: Igreja Matriz de São Cipriano, Castelo, Edifício da Piscina Municipal, Jardim da Piscina Municipal, Edifício Solar dos Castros, Edifício da ETAP – Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Vila Nova de Cerveira, Largo de São Sebastião, Praceta Jaime Isidoro, Largo 15 de Fevereiro e a Ponte da Amizade.
“Deixe-se contagiar pela vida que o UMBRA – Festival Internacional de Artes e Multimédia’ vai despertar à noite”. Este é o lema do evento que resulta da candidatura RIMA – Rede Intermunicipal de Música & Arte.