BRAGA –  Altice Forum Braga acolhe exposição sobre Sophia de Mello Breyner Andresen

BRAGA –
Altice Forum Braga acolhe exposição sobre Sophia de Mello Breyner Andresen

De 24 a 31 de Março, o Altice Forum Braga acolhe a exposição fotográfica e documental ‘Pour Ma Sofie’, elaborada a partir da biblioteca pessoal de Sophia de Mello Breyner Andresen, com concepção da artista russa Oxana Lanin e curadoria de Martim Sousa Tavares.

A exposição, com entrada livre, integra o programa deste ano da ‘Poesia ao Centro’, uma iniciativa do município de Braga que assinala o Dia Mundial da Poesia.

PUBLICIDADE

O que guardavam os livros é precisamente a última camada de memória e arquivo desta exposição: objectos que se revelaram ao folhear estas páginas, e que terminam de contar a história dos livros. Para além de abundante poesia e prosa em folhas soltas, encontramos lembranças das viagens.

Dentro destes livros guardava-se o bilhete de entrada nesse local de amor, assim como fotografias, postais enviados e não enviados, esquissos de museu, bilhetes com moradas de escritores a quem desejava escrever (?), como Ramos Rosa, Alberto de Lacerda, Amos Oz, ou o telefone de Luís Miguel Cintra inscrito numa cópia de Hamlet.

Uma carta escrita a Jorge de Sena que nunca chegou a enviar, assim como outras que recebeu, fazem parte da mostra. Fotografias, recortes, bilhetes de boas-festas, em suma, fragmentos de toda a vida.

No fim de 2019, estes achados juntam-se ao espólio que se encontra na Biblioteca Nacional de Portugal, onde podem ser devidamente catalogados e interpretados.