REGIÃO

REGIÃO -
Alto Minho quer vacinação prioritária dos profissionais do turismo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, defende que o Alto Minho deve ser classificado como “zona prioritária” para vacinação dos profissionais do turismo, lembrando que a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) pretende que a vacinação daqueles trabalhadores seja considerada prioritária no Algarve precisamente depender largamente daquela actividade.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião camarária de quinta-feira, o autarca e presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho recordou recentes declarações da secretária de Estado do Turismo dando nota da “preocupação” do Governo relativamente às “áreas de elevado potencial turístico”, com a abertura do turismo e a vinda de muitos estrangeiros para Portugal, fruto do desconfinamento que se verifica na Europa, que “teriam um tratamento preferencial no acesso às vacinas”.

José Maria Costa revelou que já na segunda-feira, em reunião da CIM do Alto Minho, os dez autarcas que integram a estrutura, “seguindo a orientação da secretária de Estado do Turismo vão propor ao Governo que o Alto Minho seja também uma das sub-regiões a ser identificada como prioritária na vacinação das pessoas que têm, de facto, um contacto mais próximo com os turistas”.

“Estamos a falar das pessoas que trabalham na hotelaria, na restauração, no comércio, mas também dos taxistas e de todos os que trabalham nos serviços de apoio ao turismo, que têm mais contacto com os turistas. O objectivo é diminuir o risco de transmissão da doença para que o Alto Minho seja um destino seguro”, sublinhou.

José Maria Costa frisou ainda que “o Alto Minho tem sido, nos últimos anos, uma sub-região do país que obteve maior taxa de crescimento de turistas estrangeiros e vai ser objecto de uma grande procura, que já se faz sentir”.

“A informação que me tem chegado é de que no concelho de Viana do Castelo a ocupação hoteleira está quase no máximo”, acrescentou.

Anteriormente, também a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) defendeu a vacinação prioritária de profissionais do turismo e toda a população do Algarve, enquanto principal destino turístico nacional, cuja economia depende largamente daquela actividade.

“A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) considera que a região algarvia, principal destino turístico nacional cuja economia depende largamente da actividade, deve ter prioridade no plano de vacinação para a covid-19”, disse a associação, em comunicado, acrescentando que a “proposta não se circunscreve aos profissionais de turismo, mas a toda a população”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS