Já são conhecidos os vencedores do concurso de ideias “E-Move põe Esposende a mexer”, promovido no âmbito do projeto E-MOVE – Projeto de Promoção da Mobilidade Sustentável em Esposende, que o Município está a desenvolver através das empresas municipais Esposende Ambiente e Esposende 2000. O trabalho vencedor, que alcançou a pontuação mais alta, é da autoria de Gustavo Areias, Mariana Silva, Olívia Couto e Nuno Silva, alunos do 7.ºC, da Escola Básica António Rodrigues Sampaio.
O concurso era dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos e secundário, que podiam concorrer individual ou coletivamente, com vista à «criação de uma imagem e mensagem apelativas e originais, de promoção e incentivo da mobilidade sustentável em Esposende».
A avaliação dos trabalhos a concurso, processo que sofreu algum atraso por força da pandemia por Covid-19, esteve a cargo de um júri composto por três elementos, em representação da Esposende Ambiente, da Esposende 2000 e do Município de Esposende, e teve por base o cumprimento dos critérios definidos, nomeadamente o cumprimento do tema proposto, a originalidade e criatividade da imagem, a inclusão das vertentes ambiental, social e económica e a adequabilidade e originalidade da mensagem.
O trabalho vencedor é da autoria de Gustavo Areias, Mariana Silva, Olívia Couto e Nuno Silva, alunos do 7.ºC, da Escola Básica António Rodrigues Sampaio. Este trabalho será utilizado na concepção de um outdoor dedicado à mobilidade sustentável e à comemoração do Dia sem Carros, e os seus autores receberão um cheque-oferta no valor de 75 euros.
O júri deliberou, ainda, atribuir uma menção honrosa ao trabalho de Jacinta Silva e Tiago Cardoso, alunos do 6.ºD, do mesmo estabelecimento de ensino, sendo que todos os participantes receberão um prémio simbólico. Considerando as atuais restrições devido ao Covid-19, apenas será realizado um momento simbólico de entrega de prémios, que terá lugar até final do ano letivo.
PROJECTO “E-MOVE”
O projeto E-MOVE – Projecto de Promoção da Mobilidade Sustentável em Esposende, financiado pelo Fundo Ambiental, tem como objetivo a «sensibilização dos munícipes e visitantes para as vantagens associadas a práticas de mobilidade mais amigas do ambiente, destacando o papel das ecovias enquanto infraestruturas dinamizadoras e potenciadoras de boas práticas de mobilidade, nomeadamente ao nível das pequenas deslocações do quotidiano».