Cerca de trezentos e cinquenta (350) alunos da Universidade do Minho vão ser distinguidos pelo seu percurso académico exemplar, com uma bolsa de valor pecuniário igual ao da propina e o respetivo diploma. A cerimónia de entrega das Bolsas de Excelência da Universidade do Minho realiza-se esta sexta-feira, dia 14, pelas 15h00, no salão medieval do Largo do Paço, em Braga.
A sessão conta com intervenções do reitor, Rui Vieira de Castro, da vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares e da presidente da Associação Académica (AAUMinho), Margarida Isaías. A iniciativa vai ser transmitida em direto, no canal de YouTube da UMinho.
A UMinho tem vindo a distinguir com a Bolsa de Excelência os estudantes de todas as licenciaturas e mestrados integrados que obtiveram a melhor nota de candidatura e de cada ano do respetivo curso, desde que igual ou superior a 17 valores.
Esta iniciativa anual teve início em 2012 e representa um investimento acumulado superior a um milhão de euros, traduzindo o modo particular com que a UMinho reconhece o trabalho e o percurso académico dos seus estudantes. Serão entregues as bolsas relativas aos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023.
O evento prevê, ainda, a atribuição de 76 bolsas de estudo por mérito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para estudantes da UMinho com aproveitamento excecional em cada ano curricular, com média ponderada igual ou superior a 16 valores. Esta bolsa tem um valor anual igual a cinco vezes o valor da retribuição mínima mensal garantida em vigor no início do ano letivo em que é entregue.