O Agrupamento de Escolas de Amares, em articulação com a Câmara, deu início a uma série de atividades de educação e formação em matéria de conservação da natureza e biodiversidade, direcionadas para as crianças do pré-escolar dos centros escolares do concelho.
As iniciativas vão ser desenvolvidas durante este ano letivo 2023/24 e contam com a participação de cerca de 300 crianças da educação pré-escolar.
De 30 de janeiro a 01 de fevereiro, desenvolveu-se a primeira atividade nos Centros Escolares do Vale do Cávado, Caldelas, Ferreiros e D. Gualdim Pais, dedicada ao tema “Os insetos e a alimentação”.
Atendendo ao desafio lançado pelas Educadoras de Infância envolvidas neste projeto, a Bióloga/Geóloga, Marina Mendes, e a Nutricionista, Marina Rodrigues, do Município de Amares, realizaram uma palestra de sensibilização ambiental, direcionada para a proteção dos insetos e a sua valorização enquanto agentes polinizadores, nomeadamente, no controlo biológico de pragas e consequente aumento da produção de hortofrutícolas e cereais.
Neste contexto, foi também reforçado o projeto “Heróis da fruta” já existente em alguns centros escolares.
A segunda atividade a explorar com as crianças será uma aula de campo, para identificar os insetos que se encontram no recreio da escola, e a terceira será a construção de uma casa para insetos.