A Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Amares (APAEA) e a Caixa de Crédito Agrícola – Agência de Amares (CCAM) assinaram um protocolo de colaboração que visa “desenvolver diversas iniciativas em benefício da comunidade escolar”, sendo a primeira medida a criação de uma ludoteca para a Escola EB 2,3 e para a Escola Secundária de Amares.
“Esta ludoteca tem como principal objetivo proporcionar alternativas de lazer, de cariz educativo, para os alunos, fomentando o convívio, a socialização e reduzindo a dependência excessiva dos telemóveis e outros ecrãs no ambiente escolar. A APAEA pretende, assim, reforçar os espaços escolares com jogos adequados para uso em áreas interiores e exteriores, incentivando momentos de interação, criatividade e aprendizagem entre os alunos”, refere a associação.
Em comunicado, a APAEA sublinha que “o uso excessivo de dispositivos eletrónicos por crianças e adolescentes tem sido amplamente estudado, e os especialistas alertam para os impactos negativos no desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos jovens”.
“A dependência dos ecrãs está associada a dificuldades na concentração, alterações no sono, redução da atividade física e até maior predisposição para ansiedade e depressão. Além disso, o tempo excessivo em telemóveis pode limitar as interações sociais presenciais, fundamentais para o desenvolvimento de competências como empatia, comunicação e resolução de problemas”, acrescenta.
Por isso, ao criar uma ludoteca, a APAEA e a CCAM pretendem “estimular atividades que promovam o bem-estar dos estudantes, proporcionando momentos de diversão e aprendizagem longe dos ecrãs”. “O jogo, enquanto ferramenta pedagógica, contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da cooperação e do pensamento estratégico, enquanto fortalece os laços entre os colegas e reduz a sensação de isolamento que muitas vezes advém do uso excessivo das tecnologias”, realça comunicado.
A CCAM, enquanto parceiro estratégico desta iniciativa, contribuirá com o fornecimento dos jogos. A entrega será realizada diretamente pela Caixa Agrícola, “reforçando o seu papel de proximidade e compromisso com o desenvolvimento educativo e social da região”.
“Este protocolo representa apenas o início de um conjunto de projetos que a APAEA e a CCAM irão desenvolver em conjunto, sempre com o foco na melhoria das condições educativas e no bem-estar dos alunos. Sabemos que a Caixa Agrícola é um banco de proximidade, e acreditamos que esta parceria permitirá criar iniciativas inovadoras que valorizam a experiência escolar e incentivam os jovens a explorar novas formas de aprendizagem e socialização”, conclui a Direção da APAEA.
Imagem: Ilustrativa