REGIÃO –  Alunos de Braga, Amares e Esposende vencem ‘Expo Empresas Escolares’

REGIÃO –
Alunos de Braga, Amares e Esposende vencem ‘Expo Empresas Escolares’

Os alunos da Escola Básica de Lamaçães, em Braga, foram os vencedores da ‘Expo Empresas Escolares’, uma iniciativa que se inseriu no programa ‘UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas’ e que decorreu no Parque Municipal de Barcelos.

´Smart UP’ foi o nome do projecto da escola bracarense, numa edição onde saíram também vencedores o projecto ‘Extra-Code’ da Escola Básica António Correia de Oliveira, de Esposende, e a Associação Patinhas Solidárias da Escola Básica e Secundária de Amares.

PUBLICIDADE

Com o objectivo de promover de uma cultura empreendedora, espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade junto das comunidades educativas, o programa ‘UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas’ permite aos jovens em idade escolar o desenvolvimento de projectos empreendedores. O evento reuniu cerca de 500 alunos e 27 professores. O município de Braga participou com os Agrupamentos de Escola de Celeirós, Dona Maria II, Francisco Sanches, Real, Sá de Miranda e Trigal Santa Maria.

Segundo Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara de Braga, estas iniciativas assumem-se como “uma oportunidade para os alunos estimularem uma cultura empreendedora, exercitando a capacidade de desenvolver projectos e promover a aquisição de conhecimento, fortalecendo uma identidade regional de pertença para com o território”.

Este projecto permite que os alunos adquirem competências empresariais e empreendedoras, bem como de aspectos importantes para o trabalho e a vida, tais como a gestão ou controlo de alguma incerteza ou baixa auto-estima. ~

“Estou certa de que o desenvolvimento destes programas no ensino básico e secundário é de grande ajuda no desenvolvimento da capacidade empreendedora dos nossos jovens”, conclui Lídia Dias.