No âmbito da unidade curricular de Design Estratégico, os alunos do terceiro ano da Licenciatura em Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Viana do Castelo (ESCT-IPVC), foram desafiados pela docente Liliana Soares a recorrer a objectos tradicionais e a apresentá-los com uma roupagem diferente.
«Transformar objectos tradicionais em merchandising moderno e capaz de atrair atenções, sem lhes alterar as características essenciais». Foi este o desafio lançado aos alunos do terceiro ano da Licenciatura em Design do Produto, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Viana do Castelo (ESCT-IPVC), sendo que os resultados permitem uma autêntica «viagem entre o tradicional e a modernidade».
PROJECTO
O projecto “PortugalMARKS” envolveu «mais de uma vintena de estudantes» e foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Design Estratégico, sob orientação da docente Liliana Soares, que explica o fundamento do desafio lançado aos estudantes.
«Os alunos foram desafiados a intervir na relação entre o produto e o mercado, definindo uma nova estratégia. Por um lado, o projecto pretendeu intervir na imagem e na comunicação de produtos existentes, ou seja, inovando a partir do que existe. Por outro, pretendeu dignificar produtos da cultura tradicional da região do Minho que, à luz dos novos desenvolvimentos, parecem hibernados e esquecidos no tempo».