No âmbito do programa ‘Florestar Braga’, o Parque Urbano do Picoto recebeu mais uma acção de plantação desenvolvida pelos alunos da Escola Alberto Sampaio. Nesta iniciativa, que contou com a participação de 110 alunos do 10.º ano de escolaridade, foram plantados 122 exemplares de árvores ou arbustos, entre castanheiros, carvalhos e medronheiros.
O ‘Florestar Braga’ é uma actividade de sensibilização ambiental do município, que assinala o Dia da Floresta Autóctone, com o envolvimento da comunidade escolar, empresas, associações e juntas e uniões de freguesia, com o objectivo de sensibilizar para a importância da floresta autóctone.
“Estas iniciativas de carácter prático são uma mais-valia para os alunos que poderão acompanhar o desenvolvimento das árvores plantadas realçando-se o papel das florestas e a sua importância no âmbito das adaptações às alterações climáticas”, refere Altino Bessa, vereador do Ambiente.
O local escolhido resulta também do facto de a autarquia estar a controlar as espécies invasoras no Monte Picoto, nomeadamente a Cortaderia selloana (vulgo Erva-das-Pampas), com os participantes a serem sensibilizados para essa temática de forma a contribuírem para a recuperação do coberto autóctone.
Plantação de árvores e arbustos no Monte Picoto e em diversas instituições, o lançamento de ‘granadas’ de sementes, sementeiras e exposições, são algumas das iniciativas desenvolvidas no âmbito do programa.
O projecto, que vai na sua nona edição, pretende envolver a sociedade bracarense “a ter um papel activo na plantação dos seus espaços e dos espaços envolventes”.
O município oferece as plantas e dá apoio logístico para efectuarem as plantações, alertando, em simultâneo, os intervenientes para as temáticas de educação ambiental.