IGUALDADE

IGUALDADE -
Amares aprova Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O executivo municipal de Amares aprovou, em reunião de Câmara, o Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação (PMID) elaborado em estreita articulação com Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado.

O documento realizou-se a partir da construção de um retrato sociológico do Município de Amares, centrado nas (des)igualdades em geral e nas (des)igualdade de género, em particular, fomentando a formulação de políticas sociais locais e a mobilização social em torno das prioridades do concelho e da CIM do Cávado.

«O Município de Amares e a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, conscientes da necessidade interventiva no âmbito da igualdade e a não discriminação (e por perceber a sua importância), apostou num diagnóstico sob a perspectiva da igualdade e não discriminação, procurando identificar as vulnerabilidades e fragilidades do município, mas, ao mesmo tempo, as suas potencialidades e recursos», refere a autarquia.

Segundo o Município, «o objectivo é de produzir uma mudança consciente e pró-activa, com base numa auscultação real e efectiva da sua comunidade».

TRÊS ESTRUTURAS

O Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação estrutura-se em três partes centrais do processo de planeamento estratégico neste domínio de intervenção, que vai desde a realização de uma análise diagnóstica (quantitativa e qualitativa), a definição dos alicerces do plano municipal para a igualdade (eixos prioritários, objetivos, linhas de ação, parcerias e calendarização), até ao sistema de monitorização e avaliação da execução do plano.

O mesmo será desenvolvido para um universo temporal de cinco anos (2022-2027), estando sujeito às alterações necessárias por via de condicionalismos estruturais e/ou institucionais, financiamento das atividades e/ou avaliação efetuada a cada uma das atividades que o compõem.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS