Amares prepara-se para a 21ª edição do Festival das Papas de Sarrabulho, que acontece de 01 a 04 de março, no recinto do mercado municipal, que este ano terá 600 lugares sentados. A expectativa do município é receber a visita de cerca de 30 mil pessoas e de vender 10 toneladas de papas.
“Este é o evento que traz mais gente ao concelho, a par das Festas Antoninas. É uma marca importante e que dá grande projeção ao concelho, com forte impacto económico”, assinalou o presidente da autarquia, Manuel Moreira, esta terça-feira, na conferência de imprensa de apresentação de mais uma edição.
Em termos concretos, as previsões da Associação Empresarial de Braga (AEB), que coorganiza o evento com a Câmara de Amares, apontam para que o Festival das Papas de Sarrabulho deverá representar um impacto económico para o concelho na ordem do meio milhão de euros.
“É um ícone da região, um dos principais eventos gastronómicos do Minho e do país. A Associação Empresarial de Braga pretende reforçar a dinâmica económica, afirmando Amares como uma referência gastronómica do Minho”, vincou o presidente da AEB, Daniel Vilaça.
Na mesma linha, Marco Sousa, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, disse que Amares tem acompanhado o crescimento turístico da região e valorizou a importância da gastronomia no sentido de atrair visitantes aos territórios.
“A gastronomia é uma das grandes apostas do Porto e Norte”, assegurou. Marco Sousa defendeu que a instalação do Festival das Papas de Sarrabulho de Amares junto ao mercado municipal permitiu trazer “mais visitantes e maior volume de negócio” em relação ao que acontecia quando o evento decorria no pavilhão da Escola Básica de Amares.
CINCO RESTAURANTES
Sobre o funcionamento concreto do festival, o vice-presidente da Câmara, Delfim Rodrigues, explicou que os moldes se irão manter, embora com algumas alterações, desde logo o facto de o número de lugares sentados baixar de 800 para 600 devido à colocação de um palco para animação.
A iniciativa terá a presença de cinco restaurantes: Restaurante de Caldelas, Restaurante A Rival, Restaurante Vale do Homem, Tasquinha Tomadas e Restaurante do Fernando. Juntam-se juntam 13 expositores e 30 produtores locais, num evento que conta com o envolvimento de cerca de 50 funcionários municipais. “Sem eles nada disto seria possível”, destacou Delfim Rodrigues.
Quanto aos preços, o menu completo custará 15 euros. A porção de papas tem um preço de 6,5 euros, o mesmo custo dos acompanhamentos (rojões, tripas e farinhatos), enquanto a tigela de vinho ficará por dois euros.
A expectativa é que, ao longo dos vários dias de evento, sejam confecionados e vendidos cerca de 10 toneladas de papas. Como sempre acontece, o festival termina no dia de Carnaval, quando o tradicional desfile carnavalesco percorrerá as ruas de Amares, este ano sob o tema Europa.