Já estão em marcha os preparativos para mais uma ‘Urjalândia – a aldeia no Natal Sustentável’, que acontece todos os anos na aldeia típica do Urjal, em Seramil, Amares. Este ano, vai decorrer a 28 e 29 de Dezembro.
A visita às adegas, tasquinhas e casas dos 24 habitantes locais é um dos pontos de atração, mas – em ambiente minhoto – juntam-se as concertinas e rusgas, os fogareiros e a lenha a arder, o rappel radical, a demonstração de aves, passeios a cavalo, teatro, música e uma decoração típica do Natal do Minho.
Juntam-se os sabores e os saberes locais, servidos nas tasquinhas, adegas e casas dos habitantes locais, onde não faltarão a broa, as sopas da avó, o vinho quente com maçã da porta da loja, os enchidos e muito mais, fruto da produção local.
Não faltarão ainda os teatros e actuações musicais, os presépios e a presença do Pai Natal.
Os detalhes do programa ainda não são conhecidos, mas estes são condimentos que voltarão a repetir-se, a par da venda de produtos locais.
Mais uma vez, a iniciativa é dinamizada pela Junta da União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas, com o apoio do município de Amares e dos movimentos associativos e população.