O executivo municipal de Amares aprovou, esta quarta-feira, uma proposta para aderir ao acordo “Green Cities Award”, uma iniciativa que pretende «tornar as cidades de toda a europa mais limpas e saudáveis».
Este acordo, denominado em português por “Acordo Cidade Verde”, visa «mobilizar e incentivar os autarcas europeus a colocar em prática estratégias mais sustentáveis de desenvolvimento, nomeadamente no que diz respeito à melhoria da qualidade do ar; conservação da natureza e da biodiversidade; redução da poluição sonora; melhoria da gestão dos resíduos municipais, impulsionando a economia circular e melhoria da qualidade da água e a eficiência da utilização da água.
O “Acordo Cidade Verde” complementa o actual Pacto de Autarcas para a Energia e Clima, sendo igualmente de adesão voluntária e disponível para todas as cidades na União Europeia.
ESTRATÉGIA AMBIENTAL
Esta adesão surge na sequência da «estratégia ambiental que tem vindo a ser implementada pelo Município de Amares», que conta já com «dois centros dedicados à economia circular (Urjalândia a Circular e Ecocanil) e tem em prática estudos dos bioresíduos, um plano de mobilidade e diversas acções de sensibilidade ambiental levadas a cabo».
Segundo o Vereador do Ambiente no Município de Amares, Vítor Ribeiro,«esta oportunidade vai permitir rentabilizar as iniciativas que vêm sendo prosseguidas e captar novas oportunidades de financiamento, networking e uma melhor comunicação entre a UE e os decisores políticos locais».