A Biblioteca Municipal Francisco Sá de Miranda, em Amares, serviu de palco para a apresentação do livro de poesia “Levantando voo… vou”, de Ana Mar, numa tarde de domingo repleta de poesia.
Tal como no título, a obra pretende «insinuar um primeiro voo da autora, numa experiência sensorial significante e significativa e onde as palavras jorram da fonte que é a vida, aqui se aconchegando num leito feito livro».
«A poesia enquanto reflexão filosófica sobre a vida, em todas as suas vertentes, numa constante inquietação pela busca do seu sentido, sempre em constante mutação», pode ler-se na sinopse.
A capa do livro é ilustrada com pintura em aguarelas da amarense Sylvie Castro.
A AUTORA
Ana Mar, pseudónimo de Anabela Pereira Fernandes Bastos, nasceu no dia 13 de Dezembro de 1969, no Porto. Com apenas três meses acompanha os pais e a avó paterna, a sua mais significativa referência familiar, para o concelho de Amares, onde irá permanecer até completar sete anos de idade. É ainda em Amares que ingressará na escola primária.
Durante vários anos a família vive numa oscilação entre o Douro e o Minho, sendo que metade dos seis irmãos são naturais de Amares. Apesar de não renegar a sua origem portuense, é no Minho que bebe e sente vivas as suas raízes mais profundas.
A sua paixão pela História é precoce, sendo algo marcante e partilhada no seio familiar, sendo o ensino uma área bem determinada. Assim, é na Universidade do Minho (Braga) que faz a Licenciatura em História e Ciências Sociais e mais tarde a Pós-Graduação em História e Cultura Medievais.
Docente desde 1994, leccionou tanto no Ensino Público como no Privado, passou por mais de uma dezena de escolas e é na Escola que se sente “em casa”, tendo adotado o lema na Escola Com o Coração.
Professora de História, Formadora de Adultos e Coordenadora de um Curso profissional, é actualmente Professora Bibliotecária no Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, em Gondomar.