Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
ALERTA (Saúde)

ALERTA (Saúde) -
Antes de ir ao Hospital de Braga, deve ligar primeiro à linha SNS24

A partir de hoje, 17 de dezembro, todos os utentes devem ligar à linha SNS24 (808242424) antes de se dirigirem ao Hospital de Braga. Esta medida tem como objetivo reduzir atendimentos não urgentes.

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde de Braga (ULS Braga) aponta que esta adesão ao projeto nacional ‘Ligue Antes, Salve Vidas’ pretende «melhorar a orientação e segurança dos doentes, garantindo que cada caso clínico é tratado no local mais adequado».

A iniciativa, integrada no Plano de Inverno da ULS Braga, pretende aliviar a habitual sobrecarga sazonal do Serviço de Urgência (SU).

Assim, o projeto refere que os doentes devem contactar previamente a linha SNS 24 (808 24 24 24) antes de recorrerem aos serviços de saúde, sejam Cuidados de Saúde Primários ou no Serviço de Urgência.

«Esta abordagem pretende reduzir o número de atendimentos não urgentes, que tradicionalmente representam cerca de 40% dos episódios no SU, permitindo maior disponibilidade para os casos efetivamente graves», explica Joana Alves, diretora do Serviço de Urgência da ULS Braga.

«Orientar cada doente para o local certo é essencial. Assim, podemos utilizar melhor os recursos e garantir respostas mais rápidas e eficazes para os doentes urgentes», acrescenta Rui Macedo, diretor clínico para os Cuidados de Saúde Primários da ULS Braga.

Após o contacto com o SNS24, os doentes são orientados para ficar em autocuidados, para uma consulta agendada nos Cuidados de Saúde Primários, no próprio dia ou no dia seguinte, para o Serviço de Urgência ou, ainda, para um dos Centros de Atendimento Clínico, na Póvoa de Lanhoso ou Vila Verde, consoante a gravidade.

«Esta iniciativa vem otimizar os cuidados de saúde, respeitando a gravidade de cada caso e reforçando a confiança dos doentes no sistema», termina Rui Macedo.

O projeto “Ligue Antes, Salve Vidas” contempla mais de 200 vagas diárias nos cuidados de saúde primários.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS