O Primeiro-Ministro, António Costa, vem esta terça-feira a Braga, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, ao INL- Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e à Universidade do Minho (UMinho) , entidades que recebem a visita de um grupo de 40 pessoas que integra 23 Conselheiros de Economia e elementos da Comissão Europeia.
Ao que “O Amarense” apurou, o governante preside à apresentação de projectos de aplicação prática da investigação científica realizada nas duas instituições, nomeadamente um projecto ligado ao fabrico de baterias.
Globalmente, o programa da visita dos conselheiros europeus, coordenada pela Direcção-Geral das Actividades Económicas, pretende demonstrar os bons exemplos de inovação no país, “dando a conhecer casos concretos de transferência de conhecimento para a indústria”.
O périplo inicia-se às 09h00 no INL com a apresentação da actividade científica e de alguns projectos desenvolvidos pelas equipas de investigação deste instituto ibérico.
A comitiva europeia visitará as instalações do laboratório ibérico naquele que será o último momento da visita que será acompanhada, para além dos responsáveis do INL, pelo presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha.
A partir das 11h00 a comitiva chegará à UMinho onde será recebida pelo pró-reitor para a Investigação e Projectos, Filipe Vaz.
No campus de Gualtar, em Braga, será dada a conhecer a actividade científica do Centro de Engenharia Biológica, assim como de quatro outros projectos desenvolvidos a partir da investigação produzida na instituição.
Ainda no campus de Gualtar estará patente um showroom que dará a conhecer quatro spin-offs da UMinho (Letra, Satisfibre, SilicoLife e Solfarcos) e a Infraestrutura de Investigação de Recursos Microbianos (MIRRI), projecto europeu sediado na UMinho.
Da parte da tarde a comitiva europeia viaja até à cidade de Guimarães onde, no campus de Azurém da UMinho, será recebida pelo presidente da Escola de Engenharia da UMinho, Pedro Arezes, ficando a conhecer o projecto de parceria UMinho/Bosch e laboratório de manufactura aditiva, DoneLab.