O primeiro-ministro, António Costa, inaugurou esta quarta-feira a Residência In Barcelos para estudantes, a primeira do Instituto Politécnico do Cavado e Ave (IPCA).
A cerimónia contou com as presenças da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes e a presidente do Politécnico, Maria José Fernandes.
A infra-estrutura, que contou com o financiamento do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, no âmbito do PRR, constitui “um marco histórico”, uma vez que o IPCA “era, até agora, a única instituição de ensino superior, a nível nacional, sem residência de estudantes”, como referiu Maria José Fernandes.
O primeiro-ministro reafirmou que todas as residências estudantis previstas estarão prontas até 2026.
Ainda de acordo com um comunicado da autarquia, Mário Constantino, presidente da Câmara de Barcelos, frisou a importância do Politécnico no processo de desenvolvimento do território, destacando “o excelente” trabalho do IPCA, que, com sede em Barcelos, “está acima da média local, regional e nacional”.
A Residência “In Barcelos”, com 62 camas, destinadas a estudantes carenciados, foi financiada em mais de dois milhões de euros pelo PRR.
Para 2025 está prevista a abertura de uma segunda residência, capacidade para mais 133 camas, e que ficará integrada no complexo B-CRIC, já em construção no Campus do IPCA.