A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR apreendeu esta quinta-feira, em Caminha, 155 quilogramas de mexilhão, pequeno, capturado ilegalmente e com um valor estimado em 465 euros.
Em comunicado, a GNR esclareceu que, além da apreensão do mexilhão ‘Mytilus edulis’, efectuada no decurso de uma acção de fiscalização às atividades de pesca na orla marítima, pelo Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, foram identificados dois homens de 27 e 30 anos e elaborados os respectivos autos de contra-ordenação.
Durante a operação, que visava fiscalizar o cumprimento das regras estabelecidas para a actividade da apanha, os militares da GNR “detectaram os dois homens na posse de mexilhão subdimensionado e sem licença para a sua captura”.
O mexilhão por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.
Na nota, a GNR salienta que “a prática de uma pesca sustentável, que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas, contribui para a conservação das unidades populacionais de peixes e, ao mesmo tempo, para a criação de condições de prosperidade e emprego no sector das pescas”.
Aquela força policial esclarece ainda que “o tamanho mínimo de referência de conservação (TMC) tem um significado biológico e deve permitir que espécimes atinjam o tamanho/peso que possibilite a sua reprodução, sendo no caso do mexilhão cinco centímetros”.