Foi aprovado esta manhã, em reunião do executivo municipal de Amares, o ponto referente à celebração de um protocolo entre o Município e a Freguesia de Dornelas, para a comparticipação das despesas com a gestão, manutenção e funcionamento do Eco Canil. O subsídio de apoio será de três mil euros.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, «a despesa que se tem com o canil não é maior porque há muitas pessoas a doarem rações e nós não temos tido essa despesa», disse, agradecendo, logo depois, por esse mesmo contributo que tem sido dado pela população.
Questionado por Pedro Costa, vereador do PS, sobre os custos em causa, Manuel Moreira afirmou que «há dois funcionários que já estavam na casa afectos ao canil, mais o veterinário municipal». Não precisando o valor em si, o Presidente de Câmara notou que o canil teria um custo de aproximadamente «60 mil euros por ano».
«UM DOS MAIS PROCURADOS DO PAÍS EM PEDIDOS DE ADOPÇÃO»
Já para o Vereador do Ambiente do Município, Vitor Patrício, o Eco Canil é um dos «mais procurados do país em pedidos de adopção» e que para já a capacidade máxima não foi ainda atingida. «Temos à volta de 100 animais, um número que se vai mantendo estável».
O Vereador destacou, ainda, o voluntariado, algo que tem mostrado ser de «enorme importância» nesta questão.