‘Aquacavado: o rio que nos une’, um projeto de sensibilização e educação ambiental intermunicipal, conta com a participação 18 escolas do Cávado dirigido aos alunos das do 1.º e 2.º ciclo, num total de cerca de 540 alunos, anunciou a CIM Cávado
Com três escolas por município, o projeto, que cumpre a 11.ª edição, tem como foco central a sensibilização para a valorização e proteção dos recursos hídricos, território e património ambiental e natural associado aos rios Cávado e Homem.
“Inserido no projeto ‘AQUA Cávado: o rio que nos une’, a atividade ‘Dias viver a Água’ pretende proporcionar experiências e conhecimento sobre as mais diversas temáticas relacionadas com o recurso ‘água’, junto da comunidade escolar do Cávado, aliando a isto a oportunidade de contacto com a natureza e espaços privilegiados do território num conjunto de atividades de grande criatividade lúdica, expressiva e educativa”, explica a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado.
O tema central desta atividade “é objetivamente a água e a sua relação com o território, a sua conexão ao rio e os seus recursos, bem como a dimensão, a complexidade da sua biodiversidade, o incremento da circularidade na utilização da água, o seu património, a sua história e cultura”.
As crianças e jovens que têm a oportunidade de vivenciar esta experiência de conhecimento e exploração, em percurso Litoral e percurso Montanha, podem potenciar a sua literacia neste tema em específico, sensibilizando-se e capacitando-se para a importância da conservação da natureza e da biodiversidade, bem como na utilização eficiente dos recursos.
Para além disso, acrescenta a CIM Cávado, “esta atividade fortifica os temas da cidadania, ambiente e desenvolvimento do estudo do meio, história e geografia, promovendo nas crianças e jovens comportamentos que levem ao cuidado da preservação, conservação ambiental e sustentabilidade, reforçando-se assim a importância do cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
PARCEIROS
A atividade ‘Dias a Viver a Água’ é coordenada pela CIM Cávado, com a colaboração de várias entidades parceiras do território, entre elas os seis municípios do Cávado (Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde), o Mosteiro de São Martinho de Tibães, Águas do Gerês – Termas do Gerês, Amigos da Montanha, Esposende Ambiente, EM, o Parque Nacional Litoral Norte (PNLN), o Centro de Educação Ambiental- Urjalandia a Circular de Amares. Todos estes parceiros colaboram e acolhem a atividade para fazerem parte integrante do processo.
Esta atividade no seu planeamento e avaliação conta com o apoio da Assistência Técnica do MIP4Adapt, como suporte ao envolvimento do território e seu público-alvo na construção e caminhos de resiliência Climática, enquanto região signatária da Missão Adaptação às Mudanças Climáticas da UE.
A plataforma de implementação da Missão de Adaptação às Alterações Climáticas da Comissão Europeia (MIP4Adapt), apoia as autoridades regionais e locais europeias na preparação e planeamento de adaptação à resiliência climática e define objetivos, processos de adaptação, gestão de recursos, estabelecimento de parcerias estratégicas e formação. Com esta assistência técnica há o reforço da garantia de uma organização mais robusta, estruturada e impactante desta atividade.
A atividade ‘Dias viver a Água’ teve início no passado dia, 22 de março, Dia Mundial da Água e decorre pelo período de três meses, até junho de 2025.