O Arcebispo de Braga participou no encontro conclusivo da visita pastoral ao Arciprestado de Amares, subordinado ao tema “Igreja e Bem Comum”, onde defendeu que «é urgente renovar e aprimorar o serviço da caridade».
«Na Igreja, quem não serve para servir, não serve», lembrou D. José Cordeiro aos dirigentes associativos e líderes políticos de Amares, presentes no Auditório Conde Ferreira, onde decorreu a iniciativa.
Segundo uma nota divulgada pelo Arciprestado, o prelado bracarense defendeu que «é urgente renovar e aprimorar o serviço da caridade, quais artesãos de fraternidade e proximidade, contando sempre com o contributo de todos, de modo que a política seja essencialmente o cuidado das pessoas e em que ninguém fique de fora».
«Liderar é servir. Liderar é amar. Servir valores, ideais e pessoas», disse. E dando conta que, “o bem faz sempre bem”, D. José Cordeiro chamou a atenção para a eterna tentação de querer agradar e servir outros deuses: «Êxito e sucesso não são nomes de Deus».
A visita pastoral a Amares iniciou-se a 27 de Novembro, numa celebração eucarística em Santa Maria de Bouro e termina, simbolicamente, a 28 de Maio, aquando da peregrinação arciprestal ao santuário de Nossa Senhora da Abadia.
Para além deste encontro, foram ainda promovidos outros no âmbito da pastoral profética, dimensão litúrgica e com os membros dos conselhos económicos paroquiais.