O Centro Ciência Viva dos Arcos-OCH, em Arcos de Valdevez, acolhe o ´Alto Minho Science Fest 2025: O Futuro é Agora!` nos dias 20, 21 e 22 de Março de 2025.
Esta será a primeira edição do festival que celebra a cultura científica, num evento promovido pelo município de Arcos de Valdevez e pelo Centro Ciência Viva dos Arcos, com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, da Agência Nacional Ciência Viva e do CENFIFE.
O festival assume-se como “um verdadeiro tributo ao conhecimento, à curiosidade e à criatividade, trazendo para o centro do debate alguns temas que marcam a agenda da actualidade: inteligência artificial, espaço e astronomia e as tendências tecnológicas que moldam o futuro”.
Ao longo de três dias, o Centro Ciência Viva dos Arcos transforma-se num ponto de encontro de investigadores de diversas áreas da Ciência, apresentada de forma acessível e envolvente, através de workshops, palestras, mesas-redondas, espectáculos de ciência, sessões de Planetário, exposições e uma mostra de Ciência e Tecnologia.
Da vasta programação destaca-se as conferências dos Keynote Speakers – Elvira Fortunato Sobrinho Simões e Paulo Dimas – vários Workshops de diferentes temáticas, um “Arcuenses com Ciência – Especial”, vários momentos de Formação de docentes – em articulação com o CENFIPE- Gravação de Podcasts ao Vivo com vários cientistas – Na hora H -, um espaço de desporto e ciência com várias actividades e uma Nave de realidade virtual.
As jornalistas de Ciência Teresa Firmino (Público) e Vera Novais (Observador) bem como Margarida Pinto Correia e Fátima Campos Ferreira (RTP) marcam presença na moderação dos painéis.
No dia 20 de Março, quinta-feira, pelas 19h00, Fernando Alvim leva a efeito a Prova Oral (Antena 3) ao vivo, com cientistas convidados.
No dia 21, sexta-feira, acontece um espectáculo ‘Há Ciência na Magia?’, com o conhecido mágico Mário Daniel. No último dia, sábado, a formação de docentes terá um momento alto numa parceria com o CENFIPE – Centro de Formação das Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura.
O Festival encerra com uma gala de apresentação de projectos de ciência pelos alunos do Agrupamento de Valdevez/ “Escola Ciência Viva”, e com um Show de Ciência, dinamizado pelo Centro Ciência Viva de Aveiro- Fábrica.
Destaque ainda para cerca de 40 expositores, numa mostra onde não vai faltar inovação, vários palcos com factores de interesse e uma área da alimentação