A Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Dornelas, Amares, vai investir cerca de 100 mil euros na reabilitação das instalações da coletividade. O Estado vai comparticipar 50% da verba, através do programa equipamentos. A assinatura do contrato foi realizada esta manhã, na sede do organismo, na presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.
«Estes são pequenos projetos, mas que ajudam muito na coesão do território», referiu o governante, durante a cerimónia, lembrando que «é o projeto mais velho da República, que corresponde às antigas TNS. Tem uma grande importância para a dinamização destas coletividades e respetivas comunidades».
Apesar de tudo, fez notar que «a verba não chega para todos. Temos 200 candidaturas ‘penduradas’».
DOR DE CABEÇA
O projeto vai permitir realizar o isolamento da Sede e Bar da Associação de Dornelas, a melhoria térmica e acústica. «Vai ajudar bastante, pois estamos mesmo a precisar de isolar e de criar mais conforto», avançou o presidente da coletividade. Américo Castro diz, no entanto, que «a dor de cabeça começa agora, pois temos que arranjar os restantes 50%». E aguarda ainda um parecer sobre o IVA, uma vez que «cerca de 23 mil euros voltam ao Estado».
Nesse sentido, pretende contar «com o apoio da câmara municipal e da junta», que se mostraram disponíveis a apoiar «na medida do possível».
JUNTA E CÂMARA APOIAM
«Vamos colaborar, pois sabemos da importância da associação para a freguesia e par o concelho», disse o presidente da junta, Reny Xavier.
No mesmo tom, o presidente da câmara mostrou-se «disponível» a apoiar, mas lembrou que «existem no concelho mais de 180 coletividades que apoiamos com mais de 350 mil euros anuais».
Assinalou mesmo que «uma grande parte da dinâmica do concelho passa por estas associações».
Em jeito de remate, o secretário de Estado referiu que «a ajuda vai chegar. A obra é vossa. Façam-na!».
MAIS DETALHES NA EDIÇÃO IMPRESSA DE NOVEMBRO DO JORNAL ‘O AMARENSE’
DIA 01 DE NOVEMBRO NAS BANCAS!