A Associação Karaté Wado Portugal está a assinalar no presente ano o seu trigésimo aniversário. Na tarde deste sábado, 29 de Abril, centenas de praticantes de vários pontos do País participaram num “estágio aberto” que decorreu no pavilhão da EB 2,3 de Amares.
Sobre a ocasião hoje assinalada, José Costa, presidente da Associação Karaté Wado Portugal há já 17 anos, referiu tratar-se do «culminar de trinta anos associativos».
«Temos hoje connosco clubes de vários pontos do País, sendo que algumas delegações aqui representadas demoraram largas horas a cá chegar. Somos a Associação mais antiga do Norte de Portugal de Wado e estamos ligados à Federação Nacional de Karaté. Quanto ao dia de hoje, vai decorrer ao longo da tarde um “estágio aberto” e em família, com a “prata da casa”. A sala será repartida por secções (cinco no total), para que assim todos possam experimentar. Cada grupo ficará meia hora em cada “estação” e vão rodando, abarcando e experimentando todas as áreas, dando a oportunidade para que todos possam usufruir», revelou José Costa, concluindo: «É o assinalar dos 30 anos da Associação, ou seja, é um dia de festa».
«LANCEI AS SEMENTES E VEJO A ASSOCIAÇÃO A CRESCER DE ANO PARA ANO»
Com um percurso vida todo ele ligado ao Karaté, o sensei José Lezon, fundador e actual director técnico da Associação, caracterizou a ocasião e o momento de «muita importância e significado».
Sobre o sucesso alcançado até aos dias de hoje, com uma Associação em claro crescimento de dia para dia, José Lezon sublinhou: «Lancei as sementes e vejo a Associação a crescer de ano para ano. Naquela época, da fundação, era um pouco difícil, pois ainda havia muito preconceito e a população em geral associava o Karaté a violência. É precisamente o contrário, o Karaté serve para evitar a violência».