Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Autarca de Cerveira assume direção do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Rio Minho

O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, assumiu as funções de diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho.

Em comunicado, o AECT Rio Minho adiantou que a instalação do conselho coordenador do AECT Rio Minho decorreu na segunda-feira, em Valença, onde o organismo tem a sua sede instalada.

O cargo de vice-diretor do AECT Rio Minho passou a ser ocupado pelo presidente da Câmara de A Guarda (Galiza, Espanha), Roberto Álvarez Carrero.

Constituído em 2018, o AECT Rio Minho abrange 26 concelhos: os 10 municípios do distrito de Viana do Castelo que compõe a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e 16 concelhos galegos da província de Pontevedra, com ligação ao rio Minho.

A renovação de cargos acontece a cada dois anos, sendo o diretor e o vice-diretor eleitos alternadamente pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e pelo Conselho Provincial de Pontevedra.

“O AECT tem sido um instrumento muito importante para o desenvolvimento do território transfronteiriço e para que as eurocidades possam desenvolver os seus projetos em conjunto”, afirmou Rui Teixeira, citado na nota.

Os dois sócios principais do AECT Rio Minho são a CIM Alto Minho e a Deputação de Pontevedra, abrangendo mais de três mil quilómetros quadrados de território e 375.995 habitantes.

A criação do AECT Rio Minho foi impulsionada pelas ações de Estratégia de Cooperação Inteligente Transfronteiriça no âmbito do projeto Smart Minho, cofinanciado pelo programa Interreg VA POCTEP.

O seu principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento e reforço da coesão económica e social do território que abrange.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS