Uma delegação da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) está na Palestina para conhecer a realidade e aferir das dificuldades vividas pelo povo palestiniano, disse esta quinta-feira à agência Lusa o presidente da Câmara de Vila Real.
“O objectivo é, por um lado, conhecer os municípios palestinianos, verificar o que temos em comum na área da educação, acção social, da agricultura, economia, mas também, obviamente, termos consciência em concreto do estado em que estão as relações entre a Palestina e Israel, qual o clima que se vive, observarmos, escutarmos e sentirmos como é que, neste momento, se relacionam estes dois povos”, afirmou Rui Santos, em declarações, por telefone, à agência Lusa.
O também vice-presidente da ANMP disse que a viagem surgiu de um convite do embaixador da Palestina em Portugal, numa articulação com o embaixador português na Palestina.
No terreno, segundo o autarca transmontano, verifica-se que “há alguma tensão”, defendendo ser preciso continuar a trabalhar neste processo que se arrasta de forma mais intensa “há 50 anos”.
“E aquilo que nós desejamos é que haja uma paz justa e que essa paz seja duradoura e que permita que os dois povos se possam desenvolver”, frisou.
E acrescentou: “A nossa preocupação é muita, sabemos que em termos de geopolítica esta relação da Cisjordânia com Israel é uma relação que saiu dos ‘media’, saiu da atenção mediática por causa da guerra na Ucrânia, entre outros factores”.
Entre os vários encontros políticos já realizados, os autarcas portugueses reuniram-se com o presidente da Association of Palestine Local Authorities e também presidente do município de Salfit, Abdul Karim Zubaidi, que, segundo Rui Santos, transmitiu, aos representantes da ANMP, “os seus principais problemas, desde logo a necessidade de uma paz justa”.
Para além do autarca de Vila Real, a delegação da ANMP que estará durante uma semana na Palestina inclui ainda Álvaro Araújo, presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Pedro Folgado, presidente da Câmara de Alenquer, João Fortes, presidente da Câmara Municipal de Mourão, Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves, e Francisco Lopes, presidente da Câmara Municipal de Lamego.