As crianças das escolas de Amares foram as protagonistas de ‘Histórias em Rede’, numa iniciativa integrada na Feira do Livro e Mostra Pedagógica.
Desfiaram um livro como uma espécie de novelo. «À medida que se vai folheando, permite ao leitor embarcar e envolver-se numa magnífica viagem pela imaginação de autores de palmo de meio», referem os promotores.
Na génese desta publicação, que deu asas à imaginação dos alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Amares, esteve a conceção de uma rede de escrita criativa em que as crianças fossem as protagonistas.
«Nas suas páginas, através das palavras, ganham vida os sonhos, as aprendizagens, as narrativas, os afetos, as memórias, a pureza, a inspiração e a imaginação de autores de palmo e meio (dos 3 aos 10 anos) que, com a sua escrita criativa, nos transportam para aventuras emocionantes e várias reflexões, através das quais a educação ambiental se cruza com a cidadania», vincam.
A obra do Agrupamento de Escolas de Amares foi editada pelo Município de Amares, sob a coordenação de Albina Oliveira e Paula Martins, coordenadoras da Ed. Pré Escolar e 1º Ciclo, respetivamente.
A apresentação do livro foi animada por Luís Capela que brindou o público com um momento muito especial: uma música inédita alusiva à obra “Histórias em Rede”, especialmente criada para aquele instante, com música e letra da sua autoria e de Albina Oliveira.