Amares e Terras de Bouro vão voltar ao aviso amarelo a partir das 12h00 de hoje, devido à previsão de chuva, por vezes forte, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). E terça-feira sobem para alerta laranja, prevendo-se um agravamento ainda maior do estado do tempo.
Portugal pode ser afetado por um rápido agravamento das condições meteorológicas ao final da noite de segunda-feira: uma ciclogénese explosiva, ou bomba meteorológica, uma área de baixas pressões, na sequência de um ciclone extratropical. Situar-se-á entre os Açores e o noroeste da Península Ibérica, e trará vento e chuvas intensas, graças a uma massa de ar tropical.
Os avisos começam logo na segunda-feira para três distritos – Braga, Viana do Castelo e Vila Real – alargando-se na terça-feira a partir da meia-noite para mais onze distritos.
Ao todo, catorze dos 18 distritos de Portugal Continental vão estar sob aviso amarelo devido às previsões de chuva e vento a partir da meia-noite de terça-feira, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA revela, assim, que vigora o aviso amarelo (devido à possibilidade de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes) nos distritos de Vila Real, Viana do Castelo e Braga, entre as 12h00 e as 18h00 de segunda-feira.
De acordo com o IPMA, o aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O quadro meteorológico deverá mesmo agravar-se a partir da meia noite. O IPMA vai lançar o alerta laranja para os distritos de Braga e Viana do Castelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada e vento forte do quadrante sul, com rajadas até 75 km/h, sendo até 100 km/h nas serras. São válidos entre as 00h00 e as 18h00 de terça-feira.
Para Bragança, Viseu, Porto e Aveiro, os avisos amarelos por precipitação e vento foram são válidos entre as 00h00 e as 18h00 de terça-feira.