Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
TEMPO (Vale do Homem)

TEMPO (Vale do Homem) -
Aviso Laranja coloca Amares e Terras de Bouro no caminho dos aguaceiros fortes, trovoadas e queda de granizo

Amares e Terras de Bouro voltam a acordar soba a ameaça de aguaceiros fortes, trovoadas e queda de granizo. O despertar, contudo, acontece por entre algumas nuvens e uns tímidos raios de sol, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Recorde-se que o distrito de Braga está sob aviso laranja, que estará em vigor das 09h00 às 21h00, apontando-se para a probabilidade de ocorrência de aguaceiros fortes, trovoadas e queda de granizo localizados, pelo que podem ocorrer de forma intermitente no território.

De acordo com a previsão atualizada do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), este quadro mais instável deverá ocorrer a partir do início da tarde.

A temperatura descerá ligeiramente, para os 28ºC.

AVISOS

Refira-se que quase todo o território continental estar sob avisos do IPMA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alargou a 15 distritos os avisos de chuva forte, trovoada e queda de granizo. Só escapam, para já, Évora, Beja e Faro.

Para sexta-feira, o IPMA agravou o aviso para laranja em seis distritos do norte e centro: Viseu Guarda, Bragança, Vila Real, Braga e Porto. O resto do continente vai estar todo a amarelo.

Uma situação que resulta da aproximação ao território nacional de uma depressão, explica a meteorologista Ângela Lourenço.

«Entre hoje e amanhã, de facto, o estado do tempo em Portugal continental está a ser afetado por uma região depressionária que está neste momento a sul do território, mas ela está em deslocamento para a Península Ibérica e vai ficar aqui ainda até meio do dia 29», adianta.

Desta forma, é esperado um agravamento do estado do tempo durante as próximas horas: «podem ocorrer aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e que podem ser localmente de granizo. Praticamente todos os distritos vão ter um período mais crítico», a meteorologista do IPMA.

Os períodos críticos vão ser de curta duração, mas é necessário haver cautela por parte da população.

A partir de sábado, porém, a situação deverá começar a melhorar.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS