VILA DO GERÊS

VILA DO GERÊS -
Banco do Ramalho. Monumento com 101 anos de história

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

É no interior do Parque da Assureira, na Vila do Gerês, que se encontra o Banco do Ramalho, inaugurado a 28 de Julho de 1920 como forma de homenagear o escritor Ramalho Ortigão, que tantas vezes aqui buscou inspiração para as suas obras.

Era nesta “solidão sonhadora”, um pequeno recinto arborizado e ajardinado pelos antigos Serviços Florestais, que lia, escrevia ou simplesmente descansava, embevecido na vista que os seus olhos alcançavam, o seu retiro ideal.

A inauguração, a 28 de Julho de 1920, ficou marcada por uma festa simples, mas imponente, onde foram proferidos vastos elogios ao homenageado, representado pelos seus filhos e sobrinhos.

Ao longo dos anos, o monumento foi-se deteriorando e recentemente a Câmara de Terras de Bouro procedeu à reabilitação do Banco do Ramalho, bem como à requalificação da área envolvente do Parque da Assureira e à recuperação da imagem e do interior da casa lá edificada, de forma a ser utilizada para usos múltiplos relacionados com a divulgação cultural, resultando daí uma simbiose perfeita.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS