REGIÃO

REGIÃO -
Barcelos vai receber 39.ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A cidade de Barcelos vai receber a 39.º edição da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica, num evento que se inicia no próximo dia 29 de Julho, a partir das 18h00, e se estende até ao dia 7 de Agosto.

Esta iniciativa vai decorrer no Parque da Cidade e vai reunir cerca de 130 expositores, dos quais perto de uma centena são artesãos.

A edição deste ano promete dar a conhecer aos visitantes «as riquezas da arte popular portuguesa», numa iniciativa que é promovida pela autarquia barcelense e pela EMEC – Empresa Municipal de Educação e Cultura.

Para Mário Constantino, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, esta Mostra de 2020 «pretende valorizar os produtos da terra e o trabalho dos artesãos barcelenses», afirmando que cada um deles «é um repositório da memória comum e de um saber-fazer muito nosso»

Nesse sentido, o autarca referiu que esta é «mais uma excelente oportunidade de valorizar os artesãos enquanto artistas de excelência», ao mesmo tempo que os coloca como «protagonistas na defesa, preservação e valorização da identidade social e cultural de Barcelos».

A Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos vai exibir, ao longo dos dias do evento, artes e ofícios portugueses, desde o trabalhar o barro – olaria e figurado -, à cestaria, bordados e linhos, passando pelos trabalhos em madeira e em cobre, artigos em pele e têxteis, até ao artesanato contemporâneo e joalharia.

A iniciativa vai estar aberta todos os dias da semana, sendo que de segunda-feira a sexta-feira, o horário será das 18h00 à 00h00, enquanto que, aos fins-de-semana, este será das 16h00 à 00h00.

Com base nisto, a organização do evento a organização do evento preparou um programa de actividades que possibilita a ocupação do tempo de estada no recinto da melhor maneira.

Todos dias, os participantes vão poder jantar ou petiscar nas tasquinhas de comida regional no recinto da praça de alimentação, assistir e participar nas arruadas de folclore, meter as mãos no barro nos workshops criativos, ou simplesmente fazer compras nos stands dos artesãos ou no mercado dedicado à gastronomia e vinhos.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS