A deputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias questionou o ministro das Infraestruturas e Habitação sobre o estado de “negligência” em que se encontra o Celta, o comboio que assegura a ligação ferroviária entre o Porto e Vigo, anunciou esta quarta-feira o partido.
No requerimento entregue na Assembleia da República dirigido a Miguel Pinto Luz, a bloquista dá conta dos diversos problemas que têm afectado esta ligação ferroviária, um serviço operado pela CP em conjunto com a Renfe, a transportadora espanhola, que iniciou a sua actividade em Julho de 2013.
A título de exemplo, refere que durante o Verão passado, “a ligação entre Viana do Castelo e Vigo foi efetuada de autocarro, uma vez que o maquinista da Renfe faltou”. “Durante os períodos entre 15 e 21 de Julho e entre 20 e 26 de Agosto, os passageiros do Celta tiveram de trocar de meio de transporte a meio da viagem, impossibilitando assim transporte de bicicletas, dificultando a entrada e saída de passageiros, principalmente aqueles com mobilidade reduzida”. A situação, acrescenta, traduziu-se ainda no aumento dos atrasos nas viagens. “O Celta apenas chegou a horas em 17,7% das viagens.”
Matias diz também que a viagem é realizada numa “automotora a gasóleo com mais de 40 anos, alugada pela CP à Renfe, apesar da linha estar totalmente eletrificada há mais de três anos”.
“Não só o material circulante é obsoleto, pondo em causa o conforto dos passageiros, mas também o ambiente, uma vez que as locomotivas ainda são a gasóleo, como os horários disponíveis são muito reduzidos”, aponta.
Mais: “os passageiros portugueses que queiram comprar bilhete para este comboio só o podem fazer através da página da Renfe, que tem as instruções em castelhano ou então num balcão das estações da CP, devido ao facto de a CP estar à espera do lançamento do novo portal e aplicação móvel”.
Sublinhando que este serviço é “de extrema importância para a mobilidade na região”, lembra que a situação de “negligência já levou a uma declaração conjunta entre a Xunta da Galiza e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, apelando aos governos centrais dos dois países investimento para melhorar o atual serviço”.
O Bloco considera que “é necessário um investimento no material circulante, por um comboio mais cómodo, rápido e com mais oferta de horários”, frisando que “não se compreende com uma linha completamente eletrificada, as locomotoras sejam ainda a gasóleo”.
É perante este cenário que os bloquistas questionam o ministro sobre se está prevista a substituição das locomotivas a gasóleo, para quando está previsto que se possa adquirir bilhetes para o comboio Celta pela aplicação e sítio da internet da CP, em português.