«A bênção dos finalistas que encheu este templo de Rendufe, é um grande momento para o ISAVE», assinalou este domingo o padre Eduardo Duque, Coordenador do Departamento Arquidiocesano de Braga da Pastoral Universitária.
A Igreja do Mosteiro de Rendufe foi pequena para acolher familiares e finalistas dos cursos ministrados pelo Instituto Superior de Saúde, com sede em Amares.
A bênção envolveu um total de cerca de 50 estudantes das licenciaturas de Fisioterapia, Enfermagem, Prótese Dentária, do CTeSP de Gerontologia e Termalismo e Bem estar.
Na homilia da Eucaristia, o Padre Eduardo Duque começou por lembrar que este «é um dia grande para as famílias dos finalistas e para a Direcção do ISAVE», num dia em que «esta família está a ganhar amplitude e é muito bom para o ISAVE e para a comunidade académica e científica».
«Hoje, ser finalista é uma etapa entre muitas, que tem de ser vivida com responsabilidade e não é sinónimo de término», apontou.
O Coordenador da Pastoral Universitária louvou os finalistas do ISAVE porque «quiseram marcar esta etapa na Igreja. E uma ousadia por que hoje são menos aqueles que o querem fazer. É um acto de fé e de humildade que saúdo».
No momento do Ofertório, os representantes das diversas licenciaturas e CTeSP levaram para o altar os símbolos que representam os seus cursos.
Após a celebração da eucaristia, decorreu a a oferta de rosas vermelhas por parte de todos aos finalistas aos seus familiares e amigos. Seguiram-se ainda os rituais, entre eles o da “queima” das fitas e a despedida da escola através de fotos colectivas de cada curso com os seus docentes.