A Concelhia do PSD Esposende aprovou, “por unanimidade”, Benjamim Pereira para candidato a presidente da Assembleia Municipal de Esposende nas próximas Eleições Autárquicas, anunciou esta terça-feira o partido.
Em comunicado, a Concelhia afirma que “foi consensual que é uma candidatura natural de um político com vasta experiência e com qualidades humanas e técnicas para o desempenho do cargo”, elogiando o percurso profissional e político do ex-presidente do município esposendense.
Engenheiro Técnico Civil, Arquiteto e Doutorando em Arquitetura na Universidade do Minho, Benjamim Pereira desempenha atualmente, as funções de presidente do IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, “assumindo a responsabilidade por uma das áreas mais críticas do país, como é a habitação”.
É ainda membro efetivo do Conselho Económico e Social em representação do Governo. No plano autárquico, exerceu funções desde 2005, como secretário e presidente da Junta de Freguesia de Forjães, depois como vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende e, desde 2013, como presidente.
“Neste percurso, destacou-se pela liderança séria e estruturada, centrada no desenvolvimento sustentável, na coesão social e na valorização do território, com uma preocupação na melhoria contínua da qualidade de vida dos cidadãos do concelho de Esposende”, refere o comunicado.
A escolha pelo PSD de Benjamim Pereira para candidato do PSD à Assembleia Municipal de Esposende representa “um compromisso com a continuidade, a competência e o futuro de Esposende, reforçando, assim, o empenho em apresentar às próximas eleições autárquicas candidatos com provas dadas e com uma visão clara para o concelho”.
Benjamim Pereira nas três eleições para presidente da Câmara Municipal de Esposende obteve as maiores vitórias para o PSD, atingindo em 2017 e em 2021 a eleição de seis vereadores em sete possíveis.
Benjamim Pereira acompanha, assim, o candidato a presidente da Câmara, Guilherme Emílio, pelo PSD nas próximas eleições.